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sexta-feira, 21 de novembro de 2014

D.W.GRIFFITH - BIOGRAFIA



David Llewelyn Wark Griffith (22 de janeiro de 1875 - 23 de julho de 1948) foi um pioneiro diretor de cinema americano. Griffith, era de ascendência galesa, nasceu em Crestwood , Kentucky filho de Jacó "Roaring Jake" Griffith (1819-1885) e Mary Perkins Griffith(1829-1915). Seu pai era coronel do exército confederado na Guerra Civil Americana e um legislador de Kentucky. Ele foi criado como metodista . Ele cresceu com as histórias românticas e melodramáticas da literatura do século XIX, aliado aos contos de seu pai, que participou da guerra da secessão, que mostrava os feitos heróicos dos confederados em sua visão em preto-e-branco da existência humana e da história. Griffith foi educado por sua irmã mais velha, Mattie, em uma escola do interior de um cômodo. Seu pai morreu quando ele tinha sete anos, sobre a qual a família experimentou sérias dificuldades financeiras. Aos 14 anos, a mãe de Griffith abandonou a fazenda e levou a família para Louisville onde abriu uma pensão, que foi a falência pouco depois. Griffith deixou a escola para ajudar nas finanças da casa, tendo um primeiro emprego em uma loja de secos e molhados, e mais tarde em uma livraria. D.W. Griffith foi casado com Evelyn Baldwin (1906-1936) e Linda Arvidson (1936-1947)..

Griffith iniciou sua carreira como dramaturgo, mas teve pouco sucesso, somente uma de suas peças foi aceita para um desempenho. Griffith decidiu se tornar um ator e apareceu em muitas peças como um extra. Em 1907, Griffith, continuou a ter metas para se tornar um dramaturgo de sucesso, foi a Nova York e tentou vender um roteiro para o produtor Edwin Stanton Porter (1870-1941), dos Studio Edison. Porter rejeitou o roteiro de Griffith, mas deu-lhe uma oportunidade como ator no filme "O Ninho da Águia"(1908). Griffith encontrou seu caminho no cinema, ele logo começou a dirigir um enorme elenco. Em 1908, Griffith aceitou um trabalho exercendo as funções na Mutoscope American Biograph Company e conhecida como Biograph, em Nova York. Na Biograph, a carreira de Griffith mudaria para sempre a indústria cinematográfica. Em 1908, o principal diretor da Biograph Wallace McCutcheon(1858-1910), ficou doente, e seu filho, Wallace McCutcheon, Jr., tomou seu lugar. McCutcheon, Jr.(1880-1928), no entanto, não foi capaz de fazer o sucesso do estúdio, como resultado, a cabeça de Henry Marvin(1863-1940), caiu na Biograph e Griffith sucedeu sua posição. Griffith, em seguida, fez seu primeiro filme para a empresa, "The Adventures of Dollie". Biograph foi a primeira empresa a fazer um filme em Hollywood, Califórnia, o filme "Old California" (1910). Griffith e seu diretor de fotografia preferido G.W.Bitzer(1872-1944), colaboraram para criar e aperfeiçoar tais dispositivos cinematográfica como o flashback, a tomada íris, a máscara, e transversal. Influenciado pelo longa-metragem italiano Cabiria (1914), Griffith se convenceu de que filmes seriam comercialmente viáveis.

Dorothy & Lillian Gish, D.W. Griffith
Ele produziu e dirigiu o filme Judith de Betúlia (1914), para a Biograph um dos primeiros filmes de recurso próprio a ser produzido nos Estados Unidos. No entanto, a Biograph acreditava que características não eram viáveis. De acordo com a atriz Lillian Gish(1893-1993): "pensei que um filme iria prejudicar muito os olhos do público". Ele é mais conhecido como o diretor do polêmico e inovador filme "O Nascimento de uma Nação" (1915) e o filme subseqüentes "Intolerância" (1916). O filme de Griffith "O Nascimento de uma Nação" (1915), fez uso pioneiro de câmera e técnicas avançadas como na forma narrativa, e sua imensa popularidade preparou o terreno para o domínio do longa-metragem . Ele também mostrou-se extremamente controverso na época e desde então sua reputação negativa dos negros americanos e os seus simpatizantes. Neste filme ele faz um retrato positivo da escravidão e da Ku Klux Klan. Griffith respondeu aos seus críticos com seu próximo filme, a "Intolerância"(1916), a intenção de mostrar os perigos do pensamento preconceituoso e comportamento a priori. O filme não foi o sucesso financeiro que o seu antecessor tinha sido, mas foi recebido calorosamente pela crítica. Vários de seus filmes posteriores foram bem sucedidos, mas de alta produção e promoção. O custos muitas vezes fez seus empreendimentos fracassarem comercialmente. Mesmo assim, ele é geralmente considerado uma das figuras mais importantes do início do cinema. 

Douglas Fairbanks, Mary Pickford, Charlie Chaplin, e D. W. Griffith em 1919
Devido a isso, e a saturação do filme de orçamento (custou EUA $ 30.000 dólares para produzir), Griffith deixou Biograph e levou sua empresa e todo o elenco inteiro de atores com ele. Juntou-se a Mutual Film Corporation e formou um estúdio, com o Majestic Studio do gerente de Harry Aitken (1877-1956) conhecido como Reliance-Majestic Studios (que mais tarde foi batizado como Studio Belas Artes). Sua nova companhia de produção se tornou um parceiro de produção na unidade autônoma da triangle Film Corporation , juntamente com Thomas Ince(1882-1924) e Keystone Studios de Mack Sennett (1880-1960), os filmes da Triangle Corporation foi liderada pelo parceiro de Griffith, Harry Aitken, que foi liberado pela Mutual Film Corporation. Através da Reliance-Majestic Studios , que produziu "The Clansman" (1915), que mais tarde seria conhecido como "O Nascimento de uma Nação" (1915). Historicamente, "O Nascimento de uma Nação"(1915), foi o primeiro blockbuster. Ele é considerado importante por historiadores do cinema como um dos primeiros longas americanos (a maioria dos filmes anteriores tinham sido inferior a uma hora de duração), e, possivelmente, ele mudou o padrão da indústria do cinema. Foi muito popular, quebrando recordes de bilheteria, mas despertou polêmica devido à sua representação de escravidão, relações raciais na Guerra Civil (1861-1965), e a Era da Reconstrução.


Calçada da fama
Tal como o livro de Thomas Dixon, Jr.(1864-1946), de 1905 a novela The Clansman , que retrata a escravidão do sul dos EUA, a guerra pré-Civil, como benigna, a libertação dos escravos como uma corrupção republicana, e a Ku Klux Klan como um grupo de heróis restaurador do legítimo direito da ordem. Esta visão era popular na época, e foi endossada por historiadores da Escola Dunning por décadas, embora sobre fortes críticas da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor e de outros grupos. No entanto, as tentativas do NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor em inglês: National Association for the Advancement of Colored People) de tentar censurar o filme, falhou, e ela passou a se tornar a atração de maior sucesso de seu tempo. "Eles perderam o controle do dinheiro que ele fez", Lillian Gish disse certa vez em uma entrevista à Brownlow Kevin (1938- ). Entre as pessoas que lucravam com o filme foi Louis B. Mayer (1884-1957), que comprou os direitos de distribuir de "O Nascimento de uma Nação". Com o dinheiro que ele ganhou distribuindo o filme, ele foi capaz de iniciar sua carreira como produtor, que culminou na criação da Metro-Goldwyn-Mayer Studios. Margaret Mitchell (1900-1949), que escreveu "Gone with the Wind", também foi inspirado pelo épico Griffith da Guerra Civil, se bem que o enredo enfoca outros aspectos. No entanto, depois de ver "O Nascimento de uma Nação", o público em algumas grandes cidades do norte também respondeu por tumultos sobre o conteúdo racial do filme.


Depois de "O Nascimento de uma Nação" teve o seu curso nas salas de cinema, Griffith também responderia a recepção negativa de grande parte dos críticos deu ao filme através de seu próximo filme "Intolerância" (1916), que lidou com os efeitos da intolerância em quatro diferentes períodos históricos: a queda da Babilônia, a Crucificação de Cristo, o Massacre dos Huguenotes, e uma história moderna. Durante o seu lançamento, no entanto, Intolerância não foi um sucesso financeiro;. Embora tivesse boa bilheteria, o filme não deu lucros suficientes para cobrir os próximos filmes. Como o nascimento de uma nação , Griffith colocou um grande orçamento na produção do filme, que também foi um fator chave para seu fracasso nas bilheterias. A parceria de produção foi dissolvida em 1917, então Griffith foi para a Paramount, depois a First National (1919-1920). Ao mesmo tempo, ele fundou a United Artists , juntamente com Charles Chaplin (1889-1977), Mary Pickford (1892-1979) e Douglas Fairbanks (1883-1939). Na United Artists, Griffith continuou a fazer filmes, mas nunca poderia alcançar bilheterias tão altas quanto ao filme "O Nascimento de uma Nação"(1915) ou "Intolerância"(1916). Griffith também foi produtor do filme "Mártires do Alamo" (1915).

Apesar de a United Artists sobreviver como uma empresa, associação de Griffith com ele foi de curta duração, e enquanto alguns de seus filmes mais tarde se deu bem nas bilheterias, sucesso comercial, muitas vezes lhe escapou. As características de Griffith deste período incluem Broken Blossoms (1919), Way Down East (1920), Orphans of the Storm (1921), Dream Street (1921), Uma Noite Emocionante (1922) e América (1924). Destes, os três primeiros foram sucessos de bilheteria. 
Griffith foi forçado a deixar a United Artists depois de "Wonderful Life" (1924) fracassou nas bilheterias, e retornou ao seu trabalho como diretor. Griffith fez um filme falado "Senhora do Pavements" (1929) e apenas dois filmes totalmente sonoro, Abraham Lincoln(1809-1965),(1930) e The Struggle (1931). Nem foi bem-sucedida, e ele nunca fez outro filme. Em 1936, o diretor Woody Van Dyke (1889-1943), que tinha trabalhado como aprendiz de Griffith em Intolerância , pediu para ajudá-lo Griffith filmar a seqüência famoso terremoto de San Francisco . Apesar de Griffith não ter créditos, o blockbuster com Clark Gable (1901-1960), Jeanette MacDonald (1903-1965), Spencer Tracy(1900-1967), que foi o filme de maior bilheteria do ano.


Quarteto novamente...
Em 1939, o produtor Hal Roach (1892-1992), contratado para produzir "Of Mice and Men" (1939) e One Million BC (1940), que Griffith escreveu-lhe: "Eu preciso da ajuda do lado da produção para selecionar os escritores adequados, elenco, etc. e para ajudar me, em geral, a supervisão desse filme. " Apesar de Griffith, eventualmente, discordar Roach sobre a produção e se separaram, depois Roach insistiu que algumas das cenas do filme concluído foram dirigidos por Griffith. Isso tornaria o filme a produção final em que Griffith participou ativamente. No entanto, membros do elenco chamado por Griffith dirigiu apenas os testes de câmera e testes de figurino. Quando Roach anunciou o filme no final de 1939 com Griffith listado como produtor, Griffith pediu que seu nome fosse removido..

Griffith morreu de hemorragia cerebral em 1948, a caminho de um hospital de Hollywood, depois de ser descoberto inconsciente no hall de entrada no Hotel Knickerbocker, em Los Angeles, onde ele vivia sozinho. Havia um grande serviço público em sua homenagem no Hollywood Masonic Temple, onde poucas estrelas vieram prestar suas últimas homenagens. Ele está enterrado no Cemitério Monte Tabor Igreja Metodista na Centerfield, Kentucky. Griffith morreu em Los Angeles em 1948, foi uma das figuras mais dicotômica da história do cinema. Em 1950, O "Directors Guild of America" desde uma pedra e monumento de bronze para o seu túmulo. Charles Chaplin chamou Griffith de "Mestre de todos nós". Este sentimento foi amplamente compartilhada. Cineastas tão diversos como John Ford (1894-1973), Alfred Hitchcock (1899-1980) e Orson Welles (1915-1985), falou com respeito pelo diretor de Intolerância . 


Orson Welles disse dele "Eu nunca realmente odiava Hollywood, exceto para o seu tratamento de D.W. Griffith, nenhuma cidade, nenhuma indústria, nenhuma profissão, nenhuma forma de arte deve muito a um único homem." Independentemente de saber se ele realmente inventou novas técnicas na gramática do filme, ele parece ter sido o primeiro a entender como essas técnicas poderiam ser usadas para criar uma linguagem expressiva, algo que iria ganhar o reconhecimento popular com o lançamento de O Nascimento de uma Nação (1915 ). No início, com os curtas-metragens da Biograph de "Os Mosqueteiros de Pig Alley" (1912), que foi o primeiro "filme de gângster", podemos ver como a atenção de Griffith para o posicionamento da câmera e iluminação aumentar humor e tensão. Na tomada de Intolerância o diretor abriu novas possibilidades para o meio, criando uma forma que parece dever mais a música do que à narrativa tradicional. Griffith foi homenageado em um selo postal de 10 centavos pelos Estados Unidos que emitiu em 05 de maio de 1975. Em 1953, o "Directors Guild of America" instituiu o D.W. Griffith Award, em sua honra. Seus premiados foram: Stanley Kubrick (1928-1999), David Lean (1908-1991), John Huston (1906-1987), Woody Allen (1935- ), Akira Kurosawa (1910-1998), John Ford (1894-1973), Ingmar Bergman (1918-2007), Alfred Hitchcock (1899-1980) e Cecil B. DeMille (1881-1959).


Bette Davis, com Victor McLaglen  e D.W. Griffith 


Curiosidades:



- Ele tem sido chamado por alguns de "o pai da técnica cinematográfica", "o homem que inventou Hollywood" e "o Shakespeare da tela".


- Em 1919, ele foi um dos fundadores da Produtora United Artists, com Charles Chaplin , Douglas Fairbanks , Mary Pickford.

- Enterrado no Cemitério Monte Tabor Igreja Metodista, Centerfield, Kentucky, EUA. (30 minutos ao Norte de Louisville).

- A carreira de D.W.Griffith (1875-1948), foi de 1908 à 1931.

- Em 1975, os EUA lançou um selo Postal em sua homenagem.

- Ele produziu e dirigiu seu primeiro filme em Hollywood, "Na velha Califórnia" (1910) que foi produzido pela Mutoscope American Biograph & Co., que existe ainda hoje é a empresa mais antiga de cinema dos Estados Unidos. O filme foi redescoberto pela Biograph e mostrado em 06 de maio de 2004 no Festival de Cinema de Beverly Hills com a presença do Presidente da Biograph Company Thomas R. Bond II (1964- ) e Vartanov Mikhail (1937-2009). No mesmo dia, um monumento foi erguido próximo ao local onde o filme foi feito na Hollywood Boulevard e Vine Street. No entanto, quase um ano depois, em 2005, o monumento 2,8 tonelada foi roubado durante a noite, em circunstâncias misteriosas e não está mais lá, mas foi encontrado quase um ano após o seu desaparecimento perto de uma lata de lixo não muito longe de onde o monumento estava na Vine Street em Hollywood.

Da esquerda para direita: Frank Capra, Griffith, Jean Hersholt, Henry B. Walthall, Frank Lloyd, Cecil B. DeMille, e Donald Crisp.


-Seu primeiro filme sonoro foi Abraham Lincoln (1930). 

-Ele se dizia ser um homem, imperioso e sem humor. 

-Foi eleito como um dos 15 maiores Diretores de todos os tempos pela revista Entertainment Weekly. 

-Ele tentou vender uma história para a Companhia Edison. Eles contrataram-no como um ator em seu lugar. 

-Ele deixou de ser um ator em pouco tempo para ser diretor da indústria em um período de apenas cinco anos. 

- O filme America (1924) é considerado como um importante ponto de viragem na sua carreira. Seu fracasso terminou o seu mandato como diretor da proeminente indústria.

- Depois de O Nascimento de uma Nação (1915) foi lançado e criticada por ser racista, Griffith ficou muito magoado. Ele decidiu fazer "Intolerância: A Luta do Amor ao longo da humanidade" (1916) como uma retomada na carreira, para mostrar como a intolerância das pessoas pode ser prejudicial e perigosa.

Sua foto mais divulgada em reportagens
- Em 26 de maio de 1918, foi eleito presidente da Motion Picture Association para o "Serviço de Guerra", uma organização encarregada de impulsionar as vendas de títulos de guerra. 

- Foi nomeado Membro Honorário do Directors Guild of America (DGA), em 1938. O prêmio DGA para homenagear a vida daqueles que contribuiram para o cinema. Griffith, foi nomeado em 1953 postumamente. Concedidos para "Distinguir a obra na direção de cinema," os diretores homenageados incluem Cecil B. DeMille (o primeiro a receber), John Ford (1894-1973), King Vidor (1894-1982), William Wyler (1902-1981), Orson Welles(1915-1985), Alfred Hitchcock (1899-1980), Stanley Kubrick (1928-1999), Elia Kazan (1909-2003) , Ingmar Bergman (1918-2007), Akira Kurosawa (1910-1998) , Robert Altman(1925-2006) , Francis Ford Coppola (1939- ), Woody Allen (1935- ), Steven Spielberg (1946- ) e Martin Scorsese (1942- ). No entanto, em 1999, o diretor de televisão e presidente – DGA, Jack Shea(1928- ) convenceu o Conselho Nacional DGA, para rebatizar o prêmio sem consultar os seus membros, devido ao "racismo intolerável" de Griffith no filme "O Nascimento de uma Nação" (1915). Apesar do produtor H.E. Aitken , Louis B. Mayer , e muitos outros produtores investiram e lucraram com o filme que ajudou a financiar os seus impérios, em Hollywood. O clamor crescente contra o politicamente correto levou à DGA, em 2002, foi precionado a anunciar que não iria mudar o nome do prêmio.

- Foi a primeira pessoa, depois de Charles Chaplin a receber um prêmio especial no primeiro Academy Awards (Chaplin teve suas nomeações rescindido e colocado fora da competição), para ganhar um Oscar honorário. Academy of Motion Picture Arts & Sciences Presidente Frank Capra (1897-1991), pensou que seria uma boa publicidade para a Academia, que foi então estruturado como uma união da empresa, como a Academia estava sendo boicotado pelo sindicato e participação na cerimônia do Oscar em 1936 foi previsto para ser baixo. " A citação diz: "Pela sua distinção e realizações criativas como diretor e produtor e sua iniciativa de valor inestimável e contribuições duradouras para o progresso das artes do cinema."

Adolphe Menjou, Joan Bennett e  D.W. Griffith 
- Em seus anos de declínio, Griffith viviam da renda de uma anuidade que tinha investido quando ele tinha estado no topo do sucesso em Hollywood. 

- Foi contratado como diretor pela primeira vez em 1908 no American Mutoscope & Co. Biograph, quando o diretor-chefe adoeceu. Mais de duas décadas seguintes muitos dos maiores nomes do cinema mudo teriam seus primeiros empregos nos filmes de Griffith e Biograph, incluindo Mary Pickford , Mack Sennett , Blanche Sweet (1896-1986), Lionel Barrymore (1878-1954), Lillian Gish , Dorothy Gish(1898-1968) e Florence Lawrence (1886-1938). A empresa ainda existe e é a mais antiga companhia de cinema nos Estados Unidos.

- Começou sua carreira como dramaturgo, em seguida, mudou-se para ator e finalmente para dirigir.

- No filme "As Aventuras de Dollie" (1908), uma versão Biograph Company, foi sua estréia como diretor em 1908. 

- Depois de ver O Nascimento de uma Nação (1915) na Casa Branca (foi o primeiro filme mostrado na Casa Branca), o presidente Woodrow Wilson (1856-1924), observou que era "como escrever história com relâmpagos."

- Ironicamente, o lançamento de O Nascimento de uma Nação (1915) inspirou muitos Afro-americanos a começar a fazer seus próprios filmes em uma tentativa de representação contra o filme deles e oferecer imagens alternativas positivas e histórias do povo Afro-Americano.

- O NAACP tentou proibir "O Nascimento de uma Nação" (1915) , depois que o esforço falhou, então eles tentaram ter algumas das cenas mais extremas do filme censurado". 

- Foi um ardente Jeffersoniano.

- Pioneiro na técnica de montagem paralela, que ele usou extensivamente após 1909.

- Lillian Gish o chamou de "o pai do cinema" (embora ela e Griffith serem considerados grandes amigos, ela tinha muito respeito por ele que ela nunca se referiu a ele de forma diferente sempre como de "Sr. Griffith", mesmo muito tempo depois que Griffith morreu).

- Serguei Eisenstein (1898-1948), o chamou de "Deus-Pai" de todos os cineastas.

-Apesar de chamarem Griffith, por muitos anos, de intolerante e racista, ele detestava a maneira pela qual os brancos e o "governo do homem branco" tratava e oprimia os nativos americanos. Este foi um tema que ele explorou em vários de seus primeiros curtas-metragens, o mais notavelmente por exemplo: "O Homem Vermelho" (1909) e "Ramona" (1910), que são denúncias muito forte da opressão dos nativos americanos pelos brancos. 

- Inovações na técnica de filmar permaneceram exclusivamente a Griffith (alguns das quais ele inventou durante a sua colaboração com G.W. Bitzer no "The Co. Biograph". Eles incluem o flashback, a tomada da íris, a máscara, o uso sistemático da tomada, foco suave e tela dividida.

- Surpreendentemente, 440 de seus filmes ainda sobrevivem, sendo responsável por uma grande parte dos curtas da Biograph.

- Em 1909 ele estava fazendo de 2 à 3 filmes por semana.

- Após o lançamento de O Nascimento de uma Nação (1915), ocorreram tumultos em vários bairros negros de todo o país. 

- Seu filme O Nascimento de uma Nação (1915) é geralmente considerado como o nascimento do cinema americano moderno. 

- Ele foi interpretado por Charles Dance (1946- )no: "Good Morning, Babylon" (1987) e por Colm Feore (1958- ) em "Pancho Villa (1878-1923)" como Griffith (2003) (TV)

- Ironicamente, Griffith produziu e dirigiu o filme A Rosa de Kentucky (1911), para a Biograph Company que mostrava a Ku Klux Klan como vilã, um nítido contraste com O Nascimento de uma Nação (1915) que ele fez quatro anos mais tarde, em que o KKK foi retratado em uma luz favorável. 

- Em 17 de agosto de 1908, assinou com a Companhia Biograph um contrato de US$ 50 por semana, além de um pequeno royalty em cada filme. 

- Alguns dos investidores do seu controverso filme O Nascimento de uma Nação (1915) foram Louis B. Mayer , H.E. Aitken e Jesse L. Lasky (1880-1958) , entre muitos outros em Hollywood naquela época. O sucesso levou Mayer, Aitken e Lasky a formarem seus próprios estúdios em Hollywood, acabou se tornando MGM e Paramount, entre outros. 

- Ele é um dos diretores mais prolíficos de todos os tempos, com mais de 450 curtas e mais de 80 longas-metragens.

-Excluindo os diretores de televisão, ele está classificado como o quarto mais prolíficos diretor depois de Louis Feuillade (1873-1925) e Georges Méliès (1861-1938), ambos os quais também dirigiu curtas mudos, e Dave Fleischer (1894-1979), diretor de curta de animação.

- Inventou os cílios postiços em 1916 para serem usados em seu filme "Intolerância: A Luta do Amor Ao longo da Humanidade" (1916). Griffith usou os cílios em Seena Owen (1894-1966),(que interpretou Attarea, a Princesa Amada, no segmento do filme da Babilônia), com cílios luxuoso e grande o suficiente para escovar suas bochechas quando ela piscava. Em colaboração com um peruqueiro, que fez os cílios envolvidos com fios de cabelo humano, envolto em uma tira fina de gaze, criando cílios postiços. 

- Foi o primeiro a proferir o slogan: "Luzes, câmera, ação" no set de "Old Na Califórnia" em 1910. Eles fez muitas, como muitas outras de suas técnicas, ainda são amplamente usados hoje em Hollywood.

Frases (de e sobre) D. W. Griffth (1875-1948):

- Um filme sem uma mensagem é apenas um desperdício de tempo. G.W. Bitzer

- Instruções de Griffith para seus assistentes durante as filmagens de um de seus épicos, movimentando 10.000 cavalos um pouco para a direita, e que a multidão lá fora, dê três passos para a frente. Josef von Sternberg (1894-1969)
- Nunca haverá filmes falado. D.W.Griffith (1875-1948)
- Basta dar-lhes dez anos para desenvolver e você vai ver o maior meio artístico que o mundo já conheceu. D.W.Griffith (1875-1948)
- Atores nunca devem ser importantes. Somente os administradores devem ter poder e lugar. D.W.Griffith (1875-1948)
- Tudo foi por água abaixo depois que Lillian Gish me deixou. D.W.Griffith (1875-1948)
- A boa e velha faculdade americana de querer se mostrar todas as coisas. D.W.Griffith (1875-1948)
- Fiz-lhes ver, não foi? Eu mudei tudo. D.W.Griffith (1875-1948)
- Lembre-se o quão pequeno o mundo era antes de eu vir junto? Eu trouxe tudo isso para a vida: mudei o mundo inteiro em uma tela de 7metros. D.W.Griffith (1875-1948)
- Os filmes são escritos na areia: aplaudido hoje, amanhã esquecido. D.W.Griffith (1875-1948)
- Academia de Artes e Ciências Cinematográficas? O que é arte? O que é ciência? D.W.Griffith (1875-1948)
- Ele tem essa verve. Ele pode usar o seu corpo. Douglas Fairbanks
- Nós não queremos agora e nunca nos faltará a voz humana em nossos filmes. Música - boa música - sempre será a voz do drama em silêncio. D.W.Griffith (1875-1948)
- É minha convicção arrogante de que nos filmes falados, perdemos beleza. D.W.Griffith (1875-1948)
- Mary Pickford, nunca parou de ouvir e aprender. D.W.Griffith (1875-1948)
- Mary Pickford, Você é muito pequena e muita gorda, mas eu poderia dar-lhe um emprego. D.W.Griffith (1875-1948)

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