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quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

1001 CURIOSIDADES SOBRE O CINEMA MUDO - PARTE 2

CONTINUAÇÃO...



301) Em 1831, os físicos Michael Faraday (britânico) e Joseph Henry (americano) descobrem o principio da indução eletromagnética, que permitirá, no final da década, à descoberta da energia elétrica.
302) Em 1839, o inventor francês Louis Daguerre desenvolve o Daguerreotype, o primeiro método comercial para produzir fotografias.
303) Em 1841, o inventor britânico William Fox Talbot patenteia o calotype, processo para imprimir negativos fotográficos em papel.
304) Em 1879, o americano Thomas Edison registra a primeira lâmpada incandescente, que será parte importante dos projetores cinematográficos.
305) Em 1887, na Alemanha, Ottomar Anschutz demonstra o Electro-Tachyscope, que consiste numa sequência de fotografias colocadas numa roda e visualizadas através de um pequeno orifício, produzindo movimento.
306) Em 1889, o americano George Eastman inventa o filme de celuloide perfurado.
307) Em 1891, Thomas Edison inventa o Kinetograph, o primeiro sistema cinematográfico, e o Kinetoscope, uma caixa que permitia ver filmes.
308) Em 1892, o francês Émile Renauld demonstra o Praxinoscope, que permite projetar pequenas animações desenhadas à mão, numa tela.
309) Em 1893, Thomas Edison constrói o primeiro estúdio de cinema (Black Maria) em New Jersey.
310) Em 1893, Tem lugar em Nova York a primeira exibição pública do Kinetoscope.
311) Em 1894, Thomas Edison inicia comercialmente o Kinetoscope em Nova York.
312) Em 1894, Robert W. Paul, um cientista de Londres, descobre que Edison não tinha registrado o Kinetoscope na Inglaterra e começa a aperfeiço-á-lo.
313) Em 1894, na cidade de Berlim, Ottomar Anschutz faz a demonstração de um sistema de projeção.
314) Em 1895, os americanos Thomas Woodville e Charles Jenkins desenvolvem o Phantascope, um sistema de projeção mais desenvolvido.
315) Em 1895, na Inglaterra, Robert W. Paul e o fotógrafo Birt Acres colaboram na construção de uma câmara de filmar, Birt Acres começa a filmar eventos desportivos.
316) Em 1895, na Alemanha, Max Skladanowsky registra o seu projetor Bioskop e faz uma projeção pública em Berlim.
317) Em 1896, Thomas Edison adquire os direitos do Phantascope ( passando à chama-lo de Vitascope) e inicia projeções públicas em Nova York.
318) As empresas Biograph e Vitagraph iniciam suas operações, tornando-se nas principais rivais da Edison Company.
319) Na Inglaterra, Birt Acres faz a demonstração da projeção de filmes e funda a Northern Photographic Works.

320) Robert W. Paul dá a conhecer o seu método de projeção de filmes e meses depois realiza o primeiro filme de ficção inglês, The Soldier’s Courtship.
321) Em 1896, Irmãos Lumière faz projeções na Índia.
322) A primeira exibição cinematográfica na Espanha ocorre em Madri perante uma audiência constituída principalmente por colegiais.
323) Em 1897, a Vitagraph estreia o seu primeiro filme de ficção The Burglar on the Roof.
324) Em 1897, Gelabert realiza o primeiro filme de ficção espanhol, Rina en un Café.
325) Em 1898, até meados da década seguinte, em vez de alugarem, as empresas cinematográficas vendem os filmes e os equipamentos de projeção às empresas exibidoras.
326) Os imigrantes e as classes trabalhadoras constituem o grande público cinematográfico.
327) Em 1899, Cecil Hepworth produz os seus primeiros filmes.
328) Robert W. Paul inaugura um dos primeiros estúdios ingleses no norte de Londres.
329) Auguste Baron, trabalha no seu sistema sonoro, mas não encontra grande receptividade.
330) O lema da MGM era: Temos mais estrelas do que no céu.
331) O apelido dado à Mary Pickford era: A NAMORADINHA DA AMERICA.
332) No início, as produtoras de Hollywood, mostravam os créditos da equípe apenas em cartões com os nomes das produtoras e distribuidoras. Somente anos depois, é que começaram a fazer logotipos mais elaborados.
333) Em 1909, Aparecem os créditos, com nomes de todos dos responsáveis pelo filme.
334) No Início de Hollywood, cada produtora realizava cerca de 100 filmes por ano.
335) O logo da MGM remonta a 1918, e foi criado pelo publicitário Howard Dietz, para a Goldwyn Pictures, a versão final como nós a conhecemos é de 1925, e o nome do leão é Leo.

336) A Logomarca da 20TH CENTURY-FOX, foi criada pelo artista Emil Kosa, Jr. em 1933, para a 20th Century Pictures, o logotipo do estúdio tem como ponto forte a fanfarra, A Fox foi fundada em 1915,em 1935 ela se fundiria com a 20th Century Pictures.
337) A Fanfarra foi criada pelo então diretor musical da United Artists, Alfred Newman.
338) A "Senhora Columbia", era personificação da América, surgiu pela primeira vez em 1924.
339) A mulher da logomarca da COLUMBIA foi inspirada num poster de propaganda anti-Alemanha.
340) Muitas atrizes, ao longo dos anos, afirmaram que serviram de modelo para a logomarca, mas, a verdade é que nem o próprio estúdio tem registros do processo.
341) A montanha da Paramount é a logomarca mais antigo dos estúdios de Hollywood, tendo sido escolhido pelo criador da empresa em 1914.
342) A logomarca da PARAMOUNT apareceu, apenas no filme ASAS de 1927.
343) A origem do logotipo da Warner Bros. perdeu-se no tempo e um dos primeiros filme onde é possível ver o escudo é no filme Cantor de Jazz (1927), o primeiro filme sonoro da história do cinema.
344) O símbolo da RKO foi criado em 1929 por Linwood G. Dunn, que recriou uma miniatura da logomarca (uma antena em cima de um globo a girando) e filmou através da parede de vidro onde tinham sido desenhadas nuvens. Desde a primeira versão do logo que se consegue ouvir os famosos sons de código morse "A Radio Production".
345) O desaparecimento ao longo dos anos de muitos dos primeiros filmes da história do cinema, não permite saber quando é que o logótipo da Universal Pictures foi utilizado pela primeira vez. No entanto, existem registros da existência de uma logomarca da empresa em publicidade da década de 1920 e que o mesmo teria sido utilizado em filmes dessa década.
346) Nos primórdios do cinema, a circulação de filmes eram bastante livres e pessoas sem escrúpulos facilmente obtinham cópias que passavam como produções próprias, lucrando com elas.
347) O primeiro passo foi a colocação da logomarca da produtora nos títulos dos filmes, numa demonstração de propriedade e como forma de divulgação da marca.
348) Esta prática não se limitou aos filmes norte-americanos e é também possível vê-la nas produções francesas de George Mélies, da Gaumont ou da Pathé Freres.
349) Nos primeiros filmes a logomarca era colocada dentro dos próprios filmes.
350) No filme americano A GRANDE PARADA de 1925, a marcha dos soldados era marcada por um metrônomo.
351) O primeiro BEN HUR é de 1925.

352) O primeiro filme OS DEZ MANDAMENTOS é de 1923.
353) CORAÇÕES DO MUNDO de 1918 é um filme de propaganda de guerra dirigido por DAVID W. GRIFFITH foi rodado na Inglaterra.
354) No filme de 1921, OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE, o astro principal era Rodolfo Valentino.
355) O filme ASAS de 1927 de WILLIAM WELLMAN, foi o primeiro filme a ganhar o OSCAR DE MELHOR FILME e o único filme mudo ater essa honraria.
356) O filme de Erich von Stroheim, Foolish Wifes foi distribuido na America Latina numa versão com 408 minutos, embora a versão exibida nos Estados Unidos tivesse apenas 85 minutos.
357) O filme Aves de Rapina, de Stroheim tinha originalmente mais de 8 horas, no entanto a versão atual tem apenas 110 minutos.
358) A Produtora americana fundada em 1923 pelos irmãos Warner. Iniciaram as suas atividades cinematográficas em 1903 com a abertura de um nickelodeon.
359) Gradualmente os irmãos WARNER expandiram as suas atividades para a produção e distribuição de filmes e em 1925 adquiriram a Vitagraph e a First Nacional Pictures.
360) Em 1926, a WARNER BROTHERS criou a subsidiária Vitagraph com o objetivo, em conjunto com a Western Electric, de desenvolver um sistema sonoro para os filmes.
361) Em 1927 a Warner Bros. faz história quando estréia, o primeiro longa-metragem sonoro da história do cinema: The Jazz Singer.
362) A Produtora alemã UFA tem suas iniciais que querem dizer Universum Film Aktien Gesellschaft.
363) A UFA surgiu em 18 de Dezembro de 1917, a Universum-Film AF (UFA), financiada pelo Estado, pelo Deutsche Bank (banco Nacional Alemão) e por grupos financeiros conservadores. Marcaria o cinema alemão por produzir tantos clássicos.
364) Ernest Lubitsch, começou a fazer filmes na UFA.
365) A reputação da empresa UFA só ganhou contornos internacionais em 1921.
366) EM 1921, a UFA entra na sua era dourada, graças aos trabalhos de Fritz Lang, que realiza Nibelungen (1922-24) e Metropolis (1925/26), e F.W.Murnau, responsável por O Último dos Homens, um grande sucesso nos Estados Unidos, e Fausto.
367) Em meados da década de 20, a UFA empregava 5.000 pessoas e os seus resultados financeiros eram negativamente grandes. De tal forma que a empresa se viu obrigada a assinar um contrato com os estúdios norte-americanos Paramount Pictures e Metro-Goldwyn-Mayer.
368) A UFA também fez o filme O ANJO AZUL, onde estréiava uma atriz que viria a ser Marlene Dietrich.
369) Em 1933, com a ascensão de ADOLF HITLER ao poder a UFA passou a pertencer ao lll° REICH.
370) A Universal nasceu da fusão das produtoras , IMP, BISON 101, NESTOR e POWERS.

371) Rodolfo Valentino começou na UNIVERSAL.
372) O Manda-chuva da UFA era ERICK POMMER.
373) A United Artists tornou-se num marco da industria cinematográfica ao ser a primeira grande empresa independente para e dos artistas (dai o seu nome).
374) O BLACK MARIA foi o primeiro estúdio de cinema do mundo, construído por Thomas Edison em 1893, em Nova Jersey.
375) O nome Black Maria deve-se à semelhança do edifício com os carros da polícia da época.
376) A origem da produtora e distribuidora americana Columbia remonta à 1920, quando os irmãos Harry e Jack Cohn e Joe Brandt fundam a empresa C.B.C./Film Sales. Em 1924, a empresa muda a sua designação para Columbia Pictures.
377) Essanay Studios foi fundada em 1907 por George K. Spoor e Gilbert A. Anderson em Chicago e cujo nome deriva de seus nomes.
378) A Essanay, ficou conhecida pelos mais de 400 westerns de Bronco Billy, personagem interpretado pelo próprio Anderson, e pelas primeiras comédias de Charles Chaplin.
379) Famous Players Film Company foi fundada em 1912 por Adolf Zukor.
380) A United Artists, foi fundada em 05/02/1919, por Charles Chaplin, D. W. Griffith, Mary Pickford e Douglas Fairbanks, com o único objetivo de desafiar o poder dos grandes estúdios, que, segundo alguns, ganhavam fortunas às custas do talento dos artistas.
381) O filme INTOLERÂNCIA demorou 300 dias para ser filmado e foi um francasso nas bilheterias.
382) Em 1907, O Japão produz seus primeiros filmes.
383) Em 1907, o Público dos nickelodeons, ultrapassa os 2 milhões de espectadores e os filmes são acusados pela igreja e pela imprensa de incentivarem à violência.
384) A ESSANAY foi fundada com os lucros que obteve com a distribuição do filme francês Les Amours de la Reine Élisabeth.
385) Não foi somente esse estúdio que foi criado com os lucros de distribuição de outros filmes a MGM, A UNIVERSAL, também foram.
386) Film d’ Art foi fundada em 1908 em Paris com um só objetivo de levar a grande tela e ao povo peças teatrais de grande qualidade.
387) No entanto, "Teatros Filmados" teve seus pontos positivos: levou as classes mais educadas às salas de cinema, aumentou o prestígio do cinema e teve um importante impacto na indústria americana.
388) Em 1912, Adolph Zukor adquiriu os direitos de exibição de La Reine Elisabeth e o seu sucesso em terras americanas levou Zukor a criar a Famous Players, à semelhança da Film d’Art.
389) O mais importante sucesso do filme francês LA REINE ELIZABETH, foi que convenceu a indústria americana a abandonar os filmes de uma bobina e apostar nas produções de longas-metragens.
390) O First National foi criado em 1917 por um grupo de dissidentes que não concordavam com as práticas da Famous-Players Lasky Corporation, que obrigava os donos de cinemas a comprar um conjunto de filmes menores para conseguirem um filme de longa-metragem. No final da década de 20, a empresa é absorvida pela Warner Bros.
391) A Kalem foi uma produtora americana fundada em 1907 por George Kleine, Samuel Long e Frank Marion.

392) A Keystone Company foi fundada em 1912 por Mack Sennett, que também realizava e montava grande parte dos seus filmes.
393) A Keystone company fazia comédias e por esse estúdio passaram gênios das comédias, que incluíam atores como Buster Keaton, Charlie Chaplin e os políciais "Keystone Cops".
394) A MGM, foi fundada em 1924, quando a cadeia de cinema Loew’s adquiriu a rival Metro Pictures Corporation, e mais tarde as produtoras Goldwyn Pictures Corporation e Louis B. Mayer Pictures Corporation.
395) A indústria cinematográfica até o final da Segunda Guerra Mundial, produziu 400 e 500 filmes por ano, quase todos sucessos de bilheteira.
396) A Mutual films corporation foi fundada em março de 1912 por John Freuler e Harry Aitken.
397) O grande diretor Frank Capra, começou no cinema escrevendo roteiros para a dupla o gordo e o magro, ainda no cinema mudo.
398) John Ford chegou em Hollywood em 1914, e trabalhou como ator e contra-regra.
399) Alfred Hitchcock, disse certa vez que os filmes mudos eram perfeitos, só faltavam o som sair das bocas das personagens.
400) Na exposição de Paris de 1900 os filmes eram sonoros. Mas os elevados custos que implicava na instalação de aparelhos sonoros nas salas e nos estúdios adiou por um quarto de século o som.
401) Por volta de 1900, foram utilizados subtítulos. Como muitos dos espectadores eram analfabetos, os estudios eram forçados a reduzir os subtítulos.
402) A música que acompanhava a exibição dos filmes era sempre música bastante erudita. Por vezes os realizadores recomendavam uma determinada partitura mas era o pianista (ou a orquestra) quem habitualmente escolhia o que interpretar.
403) Charles Chaplin resistiu bravamente ao cinema falado e apenas treze anos depois de seu surgimento, o cineasta deu voz a seus personagens em O Grande Ditador (The Great Dictator),de 1940.
404) A francesa Paula Maxa, especializada em papéis de vítima no cinema mudo foi assassinada em toda sua carreira, um total de 358 vezes, muitas delas de forma horrível. Em alguns filmes chegou a fazer mais de um papel com o intuito de ser assassinada várias vezes.
405) 127 beijos tem no filme Don Juan (EUA, 1927), dados por John Barrymore nas atrizes Mary Astor e Estelle Taylor. É o recordista da história do cinema.

406) O Cinema mais antigo ainda em funcionamento no Brasil, é o Cine Olympia em Belém do Pará, inaugurado em 1912. Ele está entre os mais antigos do mundo, perdendo por 3 anos para o Kino Pionier no interior da Alemanha que foi fundado em 1909.
407) O primeiro longa-metragem da história foi o filme australiano, The Story of Kelly Gang, em 1906 com 70 minutos de duração.
408) E muitos atores e atrizes se converteram em mitos, (Lílian Gish, Gloria Swanson, John Barrymore, Lon Chaney, John Gilbert, Douglas Fairbanks, Mary Pickford, Mae West e Rodolfo Valentino, Louise Brooks).
409) Stalin também adorava os musicais, por isso promoveu as filmagens destes no cinema soviético e inclusive compôs uma canção para um deles "o chiqueiro e o pastor", a letra dizia: "Uma canção alegra o coração que alguma voz arrebatou.
410) Sigmund Freud só não foi o roteirista mais bem pago da história porque não quis, em 1923 um produtor lhe ofereceu um cheque em branco para que lhe contasse as psicopatias de seus pacientes, com a idéia de que nelas podiam ter escondidas muitas boas películas, Freud recusou por que lhe pareceu pouco ético.
411) Jack Coogan foi a primeira criança milionário do mundo em 1926 sua fortuna era de 9 milhoes de dolares.
412) Na primeira película sonora, todo o potencial da nova tecnologia foi mal aproveitada no primeiro filme, a parte falada do filme "Jazz Singer" constava de apenas 3 cenas que não passavam de 10 minutos, naquele tempo os produtores acreditavam que ninguém poderia agüentar um filme com mais de uma hora de diálogo.
413) O som no mundo artesanal, quando se deu o salto para o cinema sonoro, poucos locais do mundo estavam equipados para sua reprodução e o som da película corria por conta de "comentaristas" como nas partidas de futebol, comentaristas que não seguiam o script, se dedicavam a fazer comentários graciosos ou rimas sobre alguns aspectos do filme.
414) Graças a um retardo de nossa retina a fita, com inúmeras fotos de instantes próximos, nos induz a interpretar os intervalos dessas fotografias, como sendo o movimento. Nossos olhos não diferenciam o movimento natural do movimento artificial. O cérebro humano faz a conexão inexistente entre as fotos estáticas, produzindo a ilusão de movimento, ou seja, vê o abstrato.
415) O público do cinema iniciante consistia de pessoas pobres, porque o cinema não refletia as aspirações da camada mais politizada, formada por operários do século XX (classe organizada em partidos e sindicatos).
416) Em 1908 nasce um novo genero no cinema o "film d´art". Que consistia de peças de teatro famosas ou algum acontecimento histórico.
417) O primeiro filme 'filme d´art' foi L’assassinat du duc de Guise", um imenso sucesso.
418) Mas esse gênero de filme não conseguiu se impôr como forma dramática autônoma, no sentido erudito do termo, e da eloqüência de outras formas expressivas (sobretudo o teatro).
419) Monkeyshines, No. 1, dirgido por William K.L. Dickson e William Heise, torna-se o primeiro filme americano (1891).
420) Em 1892 no cinema estréia um dos primeiros filmes de animação do mundo, Clown et ses chiens (28 de outubro).
421) Em 9 de maio de 1893, estréia o filme americano Blacksmith Scene.
422) Em 10 de novembro de 1896, estréia o primeiro filme português, O Zé Pereira na Romaria de Santo Tirso.
423) Em 13 de janeiro de 1898, estréia o filme japonês Nuno sarashi.
424) Em 21 de setembro de 1903, estréia o primeiro filme de faroeste, Kit Carson, nos Estados Unidos.
425) Em 21 de maio de 1908, estréia o primeiro filme de terror, Dr. Jekyll & Mr. Hyde em Chicago.
426) Em 20 de junho de 1908, é lançado um dos primeiros filmes brasileiros, Nhô Anastácio chegou de viagem, de Marc Ferrez.
427) Em 29 de dezembro de 1913, estréia o primeiro filme em série, The Adventures of Kathlyn em Chicago.
428) Em 9 de abril de 1914, estréia o primeiro filme em cores, The World, the Flesh and the Devil em Londres.

429) Em 8 de fevereiro de 1915, estréia um maiores filmes da era do cinema mudo, The Birth of a Nation, de D. W. Griffith em Los Angeles, Califórnia.
430) Em 5 de agosto de 1926, estréia o primeiro filme sonoro, Don Juan, no Teatro da Warner, Nova York.
431) Em 1° de maio de 1927, é fundada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (em inglês Academy of Motion Picture Arts and Sciences) é fundada, em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.
432) Estréia o primeiro filme totalmente falado da história cinematográfica, The Jazz Singer, com Al Jolson, em 6 de outubro de 1927, em Nova York.
433) Em 16 de maio de 1929, foi realizada a primeira premiação do Oscar ocorre em Hollywood, Los Angeles, Califórnia.
434) A primeira exibição de cinema no Brasil data de 19 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, poucos meses após o invento do cinematógrafo realizado pelos irmãos Lumière.
435) Em 1897 No Rio de Janeiro é inaugurado o "Salão de Novidades Paris", de Paschoal Segreto. Sala fixa onde foram rodados os primeiros filmes brasileiros, entre 1897-1898.
436) Em 19 de juno de 1898, ao chegar da Europa a bordo do navio Brèsil, em 19 de junho, o cinegrafista italiano Alfonso Segreto filma "Uma Vista da Baia da Guanabara", e muitas cenas das ruas do Rio de Janeiro, como a rua do Ouvidor, rua da Alfandega, mas, esses filmes nunca foram exibidos e se perderam.
437) Em 1907, acontece a inauguração da usina de Ribeirão das Lajes potencializa o fornecimento de energia elétrica no eixo Rio-São Paulo e contribui para a estruturação do mercado exibidor.
438) Em 1908, são 20 salas de cinema no Rio de Janeiro, grande parte com suas próprias equipes de filmagem. Filmes de ficção das companhias Pathé e Gaumont (França), Nordisk (Dinamarca), Cines (Itália), Bioskop (Alemanha), Edison, Vitagraph e Biograph (EUA) são exibidos, complementados por "naturais" (documentários) realizados na cidade poucos dias antes .
439) Foram filmadas em 1906, "A chegada do Dr. Campos Sales de Buenos Aires", "A parada de 15 de novembro" e "Fluminense x Botafogo").
440) Surgem os primeiros filmes posados (ou seja, de ficção), freqüentemente reconstituições de crimes já explorados pela imprensa: "Os Estranguladores", de Francisco Marzullo (1906); "O Crime da mala", de Francisco Serrador (São Paulo, 1908); "Noivado de Sangue", de Antonnio Leal (Rio, 1909) e "Nhô Anastácio chegou de viagem", de Marc Ferrez (1908).
441) Em 1909, Surgem os primeiros filmes "cantados", com os atores dublando ao vivo, por trás da tela. O sucesso do sistema resulta na filmagem de revistas musicais: "Paz e amor" (1910, com sátira ao presidente Nilo Peçanha) e trechos de óperas, como de "O Guarany" (1911).
442) Há uma forte concorrência entre as produções do Cinematógrafo Rio Branco (de Alberto Moreira) e da Rede Serrador, que se instala no Rio e produz o drama histórico "A República portuguesa" (1911), outro sucesso. Hoje, não existem sequer fragmentos desses filmes.
443) Em 1911 os Imigrantes italianos chegam a São Paulo - os mesmos que controlariam o mercado durante os seguintes 30 anos: Gilberto Rossi, João Stamato, Arturo Carrari. O ator italiano Vittorio Capellaro associa-se ao cinegrafista Antônio Campos e juntos filmam os longas "Inocência" (1915), a partir do romance de Taunay, e "O Guarani" (1916), baseado na obra de José de Alencar.
444) Já no Rio de Janeiro, Luiz de Barros, que viria a realizar mais de 60 longas-metragens até os anos 70, também começa por José de Alencar: "A Viuvinha" (1915), "Iracema" (1918) e "Ubirajara" (1919). Mais adiante, uma nova versão de "O Guarani" (1926), de Capellaro, desponta como um filme brasileiro de sucesso.
445) Também em 1911, empresários norte-americanos visitam o Rio de Janeiro para sondar o mercado cinematográfico brasileiro, e logo abrem o Cinema Avenida para exibir exclusivamente filmes da Vitagraph.
446) Com a Primeira Guerra Mundial, a produção européia se enfraquece, e os EUA passam a dominar o mercado mundial.
447) Francisco Serrador cria a primeira grande rede de exibição nacional (salas em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Juiz de Fora), desiste de produzir e torna-se distribuidor de filmes estrangeiros.
448) Em 1914, começam Os Ciclos Regionais.
449) Fora do eixo Rio-São Paulo, o cinema brasileiro produz uma série de ciclos de curta duração, todos com trajetórias semelhantes: entusiasmo inicial, realizações precárias, algum sucesso local, dificuldades num mercado dominado pelo produto estrangeiro e final prematuro.

450) Na cidade de Pelotas, no rio grande do sul, Francisco Santos realiza "O Crime dos banhados" (1914), provavelmente o primeiro longa brasileiro, e ainda o curta "Os Óculos do vovô" (1913), do qual resta hoje o fragmento mais antigo de filme brasileiro de ficção.
451) No Recife (1923-31): Edson Chagas, Gentil Roiz e outros realizam 12 longas e 25 curtas, inclusive "Aitaré da praia" (1925), que chegou a ser exibido no Rio.
452) Em Porto Alegre (1925-33), Eduardo Abelin, José Picoral e outros realizam seis filmes de ficção (três curtas e três longas).
453) Em Cataguases (Minas Gerais) destaca-se Humberto Mauro, autor de longas como "Brasa Dormida" (1928) e "Sangue Mineiro" (1929). Sua obra, hoje, é reconhecida como cinema de vanguarda no cenário brasileiro.
454) Neste período, registram-se ciclos regionais também em Belo Horizonte, Campinas, João Pessoa, Manaus e Curitiba.
455) Em 1916 Os "naturais" são organizados em cinejornais, produzidos e exibidos semanalmente, mantendo os realizadores de cinema em constante atividade.
456) Também em 1916, São feitas filmagens de futebol, carnaval, festas, estradas, inaugurações, fábricas, políticos, empresários etc. Neste momento, muitas pautas são claramente encomendadas, mesclando-se jornalismo e propaganda, o que origina o termo pejorativo "cavação" ou picaretagem.
457) Em 1929, o primeiro filme sonoro brasileiro é a comédia "Acabaram-se os otários" (1929), de Luiz de Barros. "Coisas nossas" (1931), de Wallace Downey, é um musical cantado em português, com cantores brasileiros e de grande sucesso.
458) Já o filme mudo de Mário Peixoto, "Limite" (1930), foi um desastre na aceitação popular, hoje ele é reconhecido como um marco do cinema experimental.
459) Charles Chaplin (1889-1977), fez apenas em que ele não aparece nem como figurante, o nome do filme, LUXO OU CASAMENTO.
460) Em 1903, seu filme O Grande Roubo do Trem marca o início da indústria cinematográfica norte-americana.
461) Já do outro lado do atlântico, o francês Georges Méliès (1861-1938) é quem, de fato, introduz a ficção cientifíca no cinema com Viagem à Lua (1902), pioneiro na utilização de efeitos especiais, cenários e figurinos.
462) Também é atribuída a ele também a realização dos primeiros filmes em cores.
463) O norte-americano David W. Griffith (1875-1948), considerado o criador da linguagem cinematográfica, introduz o corte e a montagem, o que permite contar ações paralelas intercalando as imagens. Também inova ao deslocar a câmera para filmar closes, como em Nascimento de uma Nação (1915), o primeiro longa-metragem norte-americano.
464) Na Europa, a partir do final da década de 1910, o cinema aproxima-se dos grandes movimentos artísticos.
465) O impressionismo inspira cineastas como Abel Gance (1889-1981).
466) O dadaísmo e o cubismo influenciaram René Clair (1898-1981).
467) O diretor Luis Buñuel (1900-1983) é considerado o expoente do surrealismo no cinema. Refletindo as angústias do período entre guerras, o expressionismo marca a produção cinematográfica alemã.
468) Na Rússia, com o construtivismo, o cinema torna-se um instrumento de difusão dos ideais revolucionários.
469) Na França, entre 1921 e 1931, desenvolve-se a avant-garde, movimento de renovação cinematográfica.
470) Nos anos 1920, os filmes tentam romper com a narrativa do cinema clássico ao expressar sentimentos e idéias dentro de um contexto poético e por meio de artifícios técnicos de enquadramento, montagem e ritmo.
471) Já em Hollywood , durante a I° Guerra Mundial, a produção cinematográfica desloca-se da Europa para os Estados Unidos. Em Hollywood, Califórnia, surgem os primeiros grandes estúdios, como a Universal Pictures.
472) Nos anos 1920, com a consolidação da indústria cinematográfica, os estúdios funcionam com equipes de diretores , roteiristas, técnicos e atores.
473) A comédia (hollywoodiana), baseada na sátira de pequenas cenas do cotidiano, da vida urbana e da "civilização das máquinas", é o gênero mais comum.
474) Destacam-se os tipos desenvolvidos por Charles Chaplin (1889-1977), em Carlitos Repórter e O Garoto.

475) Buster Keaton (1895-1966), em A General (1926) e Marinheiro de Encomenda (1928).
476) Luzes de Nova York (1928), de Brian Foy, é o primeiro filme totalmente falado.
477) Entre os estúdios, destacam-se a MGM (dedicada a filmes com grandes estrelas, como Greta Garbo).
478) A Warner Brothers (especializada em filmes de gângster em preto e branco).
479) A Paramount (consagrada em produções mais sofisticadas, com estrelas como Marlene Dietrich).
480) Os produtores nos anos 1920 criam , o star system. Mary Pickford (1893-1979) e Theda Bara (1890-1955) são alguns dos nomes mais expressivos.
481) Em 1915, O filme, O Nascimento de uma Nação, de David Griffith, é o primeiro longa-metragem norte-americano a ultrapassar os US$ 10 milhões de bilheteria.
482) Em 1919, na Alemanha, estréia O gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene, marco do expressionismo no cinema.
483) Em 1921, são lançados 854 filmes nos cinemas norte-americanos, recorde até hoje não igualado.
484) Em 1925, Serguei Eisenstein realiza O Encouraçado Potemkin, obra-prima do construtivismo russo, em homenagem à Revolução Russa.
485) Em 1927, é lançamento o filme O Cantor de Jazz, de Alan Crosland, primeiro com passagens faladas e cantadas, os pobres foram ver AL JOHNSON, cantar, pois, não tinham dinheiro para ir nos carissimos teatros, onde ele cantava.
486) Em 1928, Luis Buñuel escreve em parceria com Salvador Dalí o filme Um Cão Andaluz, manifesto do cinema surrealista.
487) O cinema demorará uns dez anos para o cinema brasileiro, funcionar a toda carga o motivo era prático a rede de energia elétrica no Rio de Janeiro era precária.
488) Somente anos depois com a construção de uma usina hidro-elétrica em 1907 é que o cinema brasileiro começa a engatinhar.
489) O filme, Os estranguladores (1908), de Antônio Leal, baseado em fato policial verídico, tem cerca de 40 minutos de duração, e é considerado o primeiro filme de ficção brasileiro, tendo sido exibido mais de 800 vezes. Esse filão é exaustivamente explorado, e outros crimes da época são reconstituídos em Noivado de sangue, Um drama na Tijuca e A mala sinistra.
490) Forma-se, entre 1908 e 1911, um centro carioca de produção de curtas que, além da ficção policial, desenvolve vários gêneros: melodramas tradicionais (A cabana do Pai Tomás), dramas históricos (A república portuguesa), patrióticos (A vida do barão do Rio Branco), religiosos (Os milagres de Nossa Senhora da Penha), carnavalescos (Pela vitória dos clubes) e comédias (Pega na chaleira, As aventuras de Zé Caipora).
491) A maior parte dos filmes brasileiro dessa época é realizada por Antônio Leal e José Labanca, na Photo Cinematographia Brasileira. Essa produção variada sofre uma sensível redução nos anos seguintes, sob o impacto da concorrência estrangeira.
492) Os cineastas dessa época sobrevivem fazendo "cinema de cavação" (documentários sob encomenda). Dentro desse quadro, há manifestações isoladas: Luiz de Barros (Perdida), no Rio de Janeiro, José Medina (Exemplo regenerador), em São Paulo, e Francisco Santos (O crime dos banhados), em Pelotas (RS).
493) Somente a partir de 1915 é produzido um grande número de fitas inspiradas na nossa literatura, em especial na romântica Inocência, A Moreninha, O Guarani e Iracema. O italiano Vittorio Capellaro é o cineasta que mais se dedica a essa temática.

494) Humberto Mauro (1897-1983), é considerado o primeiro grande cineasta revelado pelo cinema brasileiro.
495) Estruturação do mercado exibidor acontece entre 1907 e 1910, quando o fornecimento de energia elétrica no Rio e São Paulo passa a ser mais confiável.
496) Em 1908 já haviam 20 salas de cinema no Rio, boa parte delas com suas próprias equipes de filmagem.
497) Nos anos 1920, existiam 51 cine-jornais no país, mas o de Rossi Atualidades teve 227 edições em 10 anos (1921-31), financiando a produção dos filmes de ficção dirigidos por José Medina e fotografados por Gilberto Rossi, como "Exemplo regenerador" (1919), "Perversidade" (1920) e a obra-prima do cinema mudo brasileiro "Fragmentos da vida" (1929).
498) Em 1911 , surgem as revistas especializadas em cinema e começam a difundir-se os mitos e estrelas de Hollywood.
499) O primeiro filme sobre a vida de Jesus foi La vie et la passion de Jésus-Christ de Georges Hatot y Louis Lumière. No cinema mudo, o filme que mais se destacou foi de Cecil B. DeMille, O Rei dos Reis de 1927.
500) O início do cinema português tem lugar com a exibição dos primeiros curtas-metragens amadores de um empresário da cidade do Porto, Aurélio Paz dos Reis.



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