FICHA TÉCNICA
1984, EUA. 107 min. Diretor: Herbert Ross. Elenco: Kevin Bacon, John Lithgow, Lori Singer, Dianne Wiest, Christopher (Chris) Penn, Frances Lee McCain, Sarah Jessica Parker, Jim Youngs, Brian Wimmer, John Laughlin.
SINOPSE
Não da para comparar com a refilmagem recente de 2011, que foi um extraordinário fracasso de bilheteria e crítica. Custou 24 milhões de dólares e não rendeu mais de 15! Dirigido por Craig Brewer, de Ritmo de um Sonho (Hustle & Flow) e o horrível Entre o Céu e o Inferno, era para ser estrelado por Zac Effron, depois Chace Crawford mas acabou nas mãos de um coreografo (de Justin Timberlake) que não tinha condições nem tipo para o personagem: Kenny Wormald. A mocinha Julianne Hough é só ligeiramente transparente e dispensável. De qualquer forma, poucos viram e vale reproduzir a critica dele (leia no final do texto*). Para coincidir com esta nova versão, saiu em Blu Ray o filme original que se nunca chegou a ser exatamente um clássico, sem dúvida fez bastante sucesso e virou ao menos um Cult. Na época, este musical veio como sucessor de Flashdance, como precursor da moda do videoclip (music video) e foi um dos primeiros (se não o primeiro) a ser lançado com o apoio da recém fundada MTV. Assim se beneficiou de seu apoio maciço que deram (também porque tiveram a inteligência de lançar a trilha musical do filme em disco antes da estreia, ou seja quando o filme estreou a musica já era sucesso!) Definido como “a liberdade de ir onde quiser e fazer o que quiser”, o roteiro conta uma história como se ainda estivéssemos nos anos 50, ou seja, antiquada demais para ser convincente. Ainda assim a história teria sido inspirada na cidade Elmore City no Oklahoma, onde era proibido ter danças desde sua fundação 1861. Os estudantes queriam fazer baile de formatura e tiveram que brigar com a prefeitura para a permissão (a revista People noticiou isso em 1980). E conseguiram.
"- Did you bring a horse for me? --Well, looks like we're, looks like we're shy one horse. -You brought two too many."
"If anything in this life is certain, if history has taught us anything, it is that you can kill anyone."
“End? No, the journey doesn't end here. Death is just another path, one that we all must take."
"You talking to me? Well I'm the only one here. Who the fuck do you think you're talking to?"
"I like the stink of the streets. It makes me feel good. And I like the smell of it, it opens up my lungs. And it gives me a hard-on."
"...the dreamers of the day are dangerous men, for they may act on their dreams with open eyes, to make them possible."
"As far back as I can remember, I always wanted to be a gangster."
"- Did you bring a horse for me? --Well, looks like we're, looks like we're shy one horse. -You brought two too many."
Nenhum comentário:
Postar um comentário