DIZEM...
Por Marcus Pacheco
Que o sucesso de uma série de filmes está ligado ao filme anterior. Explico: Se o primeiro filme bombou, o segundo bombará mais, ainda que seja inferior. E se for mesmo, o terceiro bombará menos ainda que melhor.
Curioso não? Vou demonstrar com observações que fiz ao longo dos anos
O fato pode ser observado na série SENHOR DOS ANÉIS, encerrada com o 3º HOBBIT. O primeiro filme foi um sucesso. O segundo teve uma bilheteria maior que o primeiro. E o terceiro , maior que os dois. Aí, anos depois , estréia o Hobbit, que bateu 1 bilhão de pessoas querendo voltar à Terra média. Mas , o filme é longo demais, fraco em alguns momentos, chato em outros. O segundo filme teve um bilheteria menor, e o terceiro (e melhor filme), foi o pior em bilheteria, justamente pelo público avaliar a série, e não o filme isolado.
Um caso deste, com uma incrível discrepância é
STAR WARS. Da mesma forma que HOBBIT, as pessoas achavam que estava voltando ao universo dos Jedi em
AMEAÇA FANTASMA. Resultado: filas e filas, 1 bilhão na bilheteria o que é um absurdo dado ao resultado ridículo do filme. Já o segundo filme, ficou na casa dos 649 milhões, batendo abaixo do
STAR WARS de 1977, sendo que o filme é melhor que o segundo. O Terceiro filme fez 848 milhões, porque o segundo é melhor que o primeiro. Louco não?? As pessoas deveriam avaliar somente o filme, nunca o conjunto da obra, pois um filme sempre pode te surpreender.
Assim segue este modelo, o sétimo Harry Potter bateu um bilhão, o segundo Piratas do Caribe bateu um bilhão, o terceiro 961, e o quarto 1 bilhão (No caso aqui, a bilheteria do terceiro foi um pouco menor, mas quase bateu 1 bilhão, sendo que o quarto tinha o benefício do ingresso 3D ser mais caro. Uma discrepância pequena, estatisticamente falando).
Interessante o que ocorreu na franquia nova do BATMAN. O ótimo primeiro filme rendeu apenas 349 milhões, seguindo a mesma idéia de STAR WARS. As pessoas se apoiaram no filme anterior (BATMAN E ROBIN), ainda que o BATMAN BEGINS seja superior em todos os sentidos. Mas aí vem o CAVALEIRO DAS TREVAS, e bate 1 bilhão, e com isto, o terceiro filme, ainda que inferior ao segundo, bate também 1 bilhão, e ainda faz a maior bilheteria da série. Provando que uma série ruim pode afetar o início de uma boa.
Assim podemos prever o futuro. Qual será o futuro das grandes franquias?
INDIANA JONES 5 : bilheteria inferior ao quarto filme. A franquia vinha numa crescente, mas o último filme é fraco.
AVATAR 2: Sucesso total, ainda que seja imprevisível se baterá 2 bilhões, pois o número reflete o "debut " da nova era 3D. Aliou beleza do filme à curiosidade das novas gerações ao formato. Bate um bilhão fácil, mas será considerado fracasso por isto?
AVATAR 3: Depende exclusivamente do segundo filme.
CAPITÃO AMÉRICA 3: Sucesso total. O segundo filme fez o dobro da bilheteria do primeiro, sendo que o capitão invernal é mesmo melhor
PIRATAS DO CARIBE 4: Sou fã de Jack Sparrow e dormi no quarto filme. Saiu um diretor perfeito na franquia, entrou o chato ROB MARSHALL. Os diretores novos do quinto filme, certamente vão empregar qualidade, mas ter o respingo do quarto filme. Se o resultado for ruim, sepulta a franquia. Ainda há a estrela decadente Johnny Depp, com cada vez menos prestígio, se repetindo cada vez mais. Uns 700 milhões na bilheteria seria o resultado esperado . Que é um sucesso mesmo assim...
X-MEN APOCALYPSE: O perfeito PRIMEIRA CLASSE rendeu a metade da continuação. Que ainda ótima, não foi tão perfeita, o que dificilmente resultará num terceiro filme batendo acima da casa dos 800 milhões.
VELOZES E FURIOSOS 7: A série vem crescendo, principalmente com os dois últimos. Não vai dar errado. Resta a dúvida se fará os 788 milhões do sexto, o que foi inesperado.
VINGADORES 2 : Sucesso total, batendo 1 bilhão e o primeiro filme.
TOY STORY 4 : Vai arrebentar. O terceiro é uma obra prima. E a série vem numa crescente.
JOGOS VORAZES 4: Ótima franquia, que resultou em sucessos. O segundo filme teve a bilheteria maior que o segundo, seguindo a tendência. O terceiro, que também foi um sucesso, mas ficou bem abaixo do segundo (691 milhões, 864 milhões e 751 milhões respectivamente). Provavelmente, porque as pessoas achavam que seria uma sequêcia caça-niquel dividida em duas deliberadamente, além de pensarem se tratar de mais um filme dos JOGOS VORAZES em sí, com o torneio novamente.
007 - SPECTRE.: Na minha opinião, SKYFALL é tudo de bom da série reunido. Não à toa bateu 1 bilhão sem 3D. Com isto, SPECTRE herdará o sucesso do filme. Mas acho impossível o filme bater 1 bilhão por dois motivos: skyfall tinha o apelo dos 50 anos de James Bond e a música, que resgatou a melhor música da série, Goldfinger. A música bombou, atraindo olhares para o filme. Na minha modesta visão, o filme atinge um enorme sucesso, batendo na casa dos 850 milhões. Ainda que tenham apelado , colocando de novo o ótimo SAM MENDES, a estonteante MONICA BELLUCCI, e o grande vilão CHRISTOPHER WATZ. Obra prima à vista.
JURASSIC WORLD: Não será exatamente um quarto filme, a ideia é estabelecer novos conceitos. Dinossauro híbrido não é uma grande idéia, visto o
ALIEN 4. E a bilheteria série compromete. O primeiro bateu 1 bilhão (ainda que relançamento, mas já estava com 900.)
O segundo registrou uma queda vertiginosa (618 milhões), direcionando para o fato que de, o filme fraco, só teve vida por causa do primeiro. E o terceiro, registrando 368 milhões, concluindo a ideia. Ou seja, Baseado em tudo que estamos vendo, Jurassic World pode ser salvo, e bater na casa dos 550 milhões, por causa dos 3Ds da vida, do trailer viral (podendo conter todas as cenas principais). Mas o prognóstico não é bom. Assim como Skyfall teve a influência do ano, Jurassic World pode ter a influência de Chris Pratt, e ganhar milhões extras. Mas se o filme corresponder às expectativas, a continuação certamente baterá o primeiro filme.
Esta máxima só funciona com filmes em série. Não funciona, por exemplo , com filmes de um diretor que dirige sucessivos fracassos, e um filme faz sucesso, independendo do fracasso dos anteriores.
Os filmes do M. NIGHT SHYAMALAN fazem menos sucesso a cada dia , porque sua credibilidade é menor. Assim como o astro WILL SMITH, que hoje não emplaca sucessos de outrora, antes chamado de "REI DA INDEPENDÊNCIA" , uma alusão ao fato de que seus filmes estreavam no feriado de 4 de julho e arrebentavam.
Esta é minha fórmula da bola de cristal.
Marcus Vinícius R. Pacheco
Formado em Administração de Empresas
Cinéfilo e estudioso do mundo da 7ª Arte
Fez um longa metragem, 4 curtas, escreveu 32 e-books.
Autor de vários clipes de filmes. Assistiu quase 17.000 filmes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário